quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Então é Natal

O Papai Noel nunca foi e nunca será uma figura confiável. O bom velhinho não passa de um pilantra atrás de uns trocados. Você tem que ficar esperto com ele. O cara pode acabar com o seu bolso num piscar de olhos. Quando criança ficava sempre com um pé atrás com esse papinho: “Ele vai deixar um presente no seu quarto”. Como? “Sim, ele vai deixar um presente ao lado da sua cama, você passou de ano na escola, então ele vai deixar uma surpresa no dia de natal”. Aí eu ficava preocupado. E sempre dormia com uma faca debaixo do travesseiro. Ficava deitado na minha cama com o cobertor em cima da cabeça contando até cem, e depois até duzentos. Na verdade ficava arranjando coisas para me distrair. Precisava ficar bem acordado. Não podia vacilar. Que palhaçada era essa de Papai Noel? 

Aí, quando esse velho escroto invadisse o meu quarto, ele ia ver o que era bom pra tosse. Quando descobri toda essa estória de presente de natal disse pro meu pai: Pô! Você tava correndo risco de vida. Deveria ter largado de onda. Por que não me falou a verdade? Eu poderia ter enfiado uma faca no teu bucho fácil, fácil. Tenho certeza que dificilmente vou gostar de natal. Só é bom pelas companhias. Não pela festa. A festa nunca me agradou. Gosto somente de rever as pessoas que são importantes pra mim. Pessoas que tenho um enorme carinho. Isso me deixa feliz, e até mesmo tranquilo, contente. Nunca fui religioso. Mas espero que todos curtam da melhor maneira possível. Natal é uma festa meio deprê, né. E deprê só funciona com blues e whisky. Então esse negócio de árvore de natal com música do bom velhinho na vitrola é pior do que arrumar confusão em bar com uma galera inteira querendo te matar. E queira ou não queira muita gente força a barra. O negócio é tentar levar numa boa. Fácil? Não é. O clima te envolve e é muito difícil de escapar ileso. Então: Jesus meu amigo! Tenho certeza que você gostava de vinho. E não me venha com esse papo de que o vinho daquela época era mais fraco, ou até mesmo sem álcool. Sem essa! Vou à igreja rezar um pouquinho. Vou num dia em que ela estiver vazia, sem padre e sem fiéis por perto. Sou um católico que gosta de vinho. Não tenho nenhuma paciência de escutar sermão de padre. Muito menos assistir a missa do galo pela televisão. Mas fico na minha. Não gosto de estragar o encanto de ninguém, mas não me peça para participar. Prefiro uma taça de vinho com um rock and roll ao fundo. Me lembro de rezar na chuva em dia de natal. Da época de moleque, das festas na casa da minha tia, dos porres de vinho ‘Sangue de Boi’, Deus do Céu, porre de vinho é terrível. Me lembro de quando era moleque e ganhei uma guitarra de plástico do meu tio. 

Quando estávamos de volta ali no carro com o meu pai dirigindo, e a minha mãe ao lado, os meus irmãos dormindo no banco de trás, eu ficava olhando pra ela. Toda vez que passava debaixo de um poste na rua e a luz iluminava o banco de trás, a minha guitarrinha aparecia no meu colo, então aproveitava para dedilhar as cordas numa imensa felicidade. Aos poucos acabei dormindo também. Quando acordei já estava em casa deitado na minha cama. Acho que nesse dia não dormi com a faca debaixo do travesseiro. Lembranças boas que nessa época do ano sempre aparecem dentro da cachola. Mas saiba de uma coisa velho natalino. Ainda te esfaqueio! Basta você querer invadir o meu quarto com um presentinho pra ver o que é bom pra tosse. Mas se no sábado você quiser aparecer com uma garrafa de vinho e mais umas gatas, bom, aí pode deixar o presente e depois cair fora. Anota logo: um vinho de boa qualidade, de preferência tinto seco, e mais umas garotas bem animadas, beleza? Quero todas bem alegrinhas pra gente comemorar a festa de nascimento do menino Jesus. Mas não vacila, deixa o presente ao lado da porta e depois te manda, a sua presença não é bem vinda. Como o Keith Richards dos Stones, eu também tenho o meu canivete na cintura.  Feliz Natal pra todos. Exagerem e se possível passem mal no outro dia. É só uma vez por ano. E se você não curtir vai ter que esperar um ano inteirinho pra acontecer tudo isso novamente.  Rô rô rô rôoooooo Play

Nenhum comentário: