quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Nevermind - 1

Não sei se é verdade, mas dizem que após ser questionado sobre como fazer uma canção, o grande trovador Bob Dylan, deu uma dica e tanto para os iniciantes na arte de compor. Disse que bastava você pegar uma música que gostasse muito, aquela que você escutasse até enjoar, e com calma mudasse algumas coisinhas para não dar muito na cara. Bom, agora, se isso é verdade ou não, eu não sei, mas parece que alguns artistas aprenderam muito bem a lição do mestre. 

Vou dar um exemplo: tem uma banda do pós-punk chamada Killing Joke que serviu de base para uma música do Nirvana. Taí um cara que eu admirava e ainda admiro muito - Kurt Cobain. Era talentoso pra cacete. Fez canções perfeitas. E ele seguiu os passos do mestre. Não é pra qualquer um. Só com muito talento pra realizar a tarefa. A música “Come as you are” do disco Nevermind (melhor álbum dos anos 90) foi inspirada numa canção chamada “Eigthies” do disco Nigth Time do Killing Joke. Olha o depoimento do vocalista Jaz Coleman

“Quando ouvi ‘Come as you are”, fiquei puto. A música era um plágio descarado de uma antiga faixa do Killing Joke, ‘Eigthies’. Daí Kurt confessou que havia plagiado mesmo, e em vez de irritado eu fiquei lisonjeado. Ele disse que amava o Killing Joke e que nós havíamos sido uma grande influência para ele. Senti que ele estava sendo honesto. Ele não copiou nossa música para ganhar dinheiro, mas porque era fã. Muita gente nos aconselhou a processar o Nirvana, mas nós nos recusamos”.

Agora faça o teste, aí embaixo. Ouça e responda a pergunta: “Come as you are” foi plágio da música “Eighties” do Killing Joke ou Kurt Cobain seguiu a dica do mestre Bob Dylan?
Nirvana: Play Killing Joke: Play

Nenhum comentário: